No Palco Rogério, se apresentaram Casaca de Couro, Thais Nogueira, Alcymar Monteiro e Targino Gondim

 

Sergipanos e turistas compareceram à Orla da Atalaia nesta sexta-feira, 16, para apreciar uma programação dedicada ao forró tradicional, com muito pé de serra, xote, xaxado e baião. No Palco Rogério, se apresentaram Casaca de Couro, Thais Nogueira, Alcymar Monteiro e Targino Gondim, na 14ª noite do Arraiá do Povo, que ficou marcada pelo regionalismo e por importantes vozes da música sergipana e nordestina da contemporaneidade.

A primeira atração a subir ao palco foi a banda sergipana Casaca de Couro, grupo musical de referência em Sergipe, que tem em seu repertório a influência de Jackson do Pandeiro e de Luiz Gonzaga. O vocalista Joaquim falou sobre a importância da valorização do forró tradicional em grandes eventos como o Arraiá do Povo. “A programação está bem diversificada. Hoje, nós tivemos o prazer de abrir a noite em uma data que consagra em sua grade a música regional. A gente viaja o Brasil inteiro fazendo forró pé de serra, assim como Thais Nogueira, Alcymar Monteiro e Targino Gondim. Portanto, o Governo do Estado está de parabéns mais uma vez. O povo que veio aqui hoje vai conhecer um pouco da história do melhor do forró pé de serra brasileiro”, destacou.

Dando continuidade às atrações sergipanas da noite, a segunda a se apresentar no Palco Rogério foi a cantora sergipana Thais Nogueira, que levou muita animação aos admiradores do forró raiz. Filha de um dos principais nomes do forró sergipano, o sanfoneiro Erivaldo de Carira, e irmã de um dos expoentes da sanfona na atualidade, Mestrinho, Thais se destaca por evidenciar a regionalidade, algo que traz da herança familiar.

“É uma noite extremamente forrozeira. Pra mim, que levanto a bandeira do forró, é motivo de muito orgulho, porque tenho uma história no Arraiá do Povo junto com a minha família. Então, a gente fica muito feliz pelo reconhecimento da nossa família na nossa terra. Sei que a galera vai curtir muito essa energia nesse show, que vou trazer como uma homenagem a Rita de Cassia, uma das mais importantes compositoras do forró brasileiro, que é uma mulher que representa tantas outras. Portanto, não vai faltar muito xote e arrasta-pé”, comentou Thais Nogueira, antes de subir ao palco.

A terceira apresentação da noite foi a do cantor e compositor pernambucano Alcymar Monteiro. Conhecido como o ‘Rei do Forró’, e um dos principais nomes da música nordestina, Alcymar embalou os forrozeiros com músicas que marcaram gerações. Entre elas, estiveram os sucessos ‘Antônio, Pedro e João’ e ‘Nem olhou pra mim’.

“Voltar aqui é sempre um prazer renovado. Sergipe mora dentro do meu coração, há muitos anos eu amo esse povo que faz o melhor São João do Brasil, porque aqui é o ‘pais do forró'”, disse Alcymar Monteiro, destacando as homenagens a Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Reginaldo Rossi que fizeram parte do seu show.

Para fechar a noite de puro forró tradicional, o pernambucano Targino Gondim não deixou ninguém parado com seu forró pé de serra. Ganhador do Grammy Latino de Melhor Álbum de Raízes Brasileiras, Targino Gondim é conhecido por ter em suas composições letras marcadas pela poesia, irreverência e regionalismo nordestino, tornando-o uma das principais vozes da música nordestina da atualidade.

Pela terceira vez no Arraiá do Povo,Targino Gondim considera que o evento lhe torna mais próximo do público. “Sempre adorei cantar aqui. É um lugar em que eu tenho um contato mais próximo com as pessoas. Gosto muito desse carinho especial com o povo, e aqui retrata justamente isso. Então, estou muito feliz de cantar em uma data onde tem Thais Nogueira, que vem de uma família tão maravilhosa e tradicional aqui de Sergipe, com Erivaldo de Carira, Mestrinho e Erivaldinho”, comentou. O artista também destacou que seu repertório inclui canções como ‘Essa menina’, música que fez com a partipação de Carlinhos Brown, além do sucesso ‘Esperando na Janela’. Também fizeram parte do show de Targino homenagens a Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Dominguinhos, Zé Ramalho e Alceu Valença, entre outros.

Vila do Forró

E a diversão não ficou só no Palco Rogério. Ainda na Vila do Forró, mais precisamente no Barracão da Sergipe, o forró correu solto com as atrações Bagdá O Oficial, Quadrilha Pioneiros da Roça e Meninos do Forró. Já no Coreto da Marluce, os visitantes foram recepcionados ao som de Fonseca Sintonia.

O motorista Geraldo Bezerra da Silva Reis foi pela primeira vez ao Arraiá do Povo. Ele não perdeu tempo para curtir as atrações do Barracão da Sergipe.
Para Geraldo, festa junina tem que ter trio pé de serra e forró tradicional. “Estou gostando muito, porque forró é o que mais me atrai. Além de ser forrozeiro, sou dançarino, e forró é minha praia”, salientou.

Já a professora Elenilda Reis foi com a filha Maria Clara, e ficou apreciando o forró pé de serra no Coreto da Marluce. A professora aproveitou para parabenizar a estrutura e as atrações do evento, que, para ela, representam as raízes nordestinas. “De festa, Fábio Miridieri entende. Está tudo lindo”, pontuou.

País do forró

Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.

A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e Eneva, e apoio da Energisa e MOB.

Fonte: Governo de Sergipe