CASACA DE COURO – 20 ANOS DE SUCESSO

//CASACA DE COURO – 20 ANOS DE SUCESSO

CASACA DE COURO – 20 ANOS DE SUCESSO

Foi em 1 de março de 1998 que a CASACA DE COURO, homenageando Jackson do Pandeiro, dava os primeiros passos para viver o forró brasileiro com intensidade. No início a dificuldade de todos em produzir, ensaiar e fazer shows em espaços de todos os tipos com pouca estrutura, mas a garra dos integrantes que queriam mostrar a obra do Rei do Ritmo e dos ícones do forró pé-de-serra.

O INÍCIO

Formada por 4 (quatro) integrantes, a CASACA DE COURO nascia com Joaquim Antonio (Voz/Violão), Rubens Borges (Acordeom), Gilmar (Zabumba) e Cícero (Triângulo) ensaiando no SESC SERGIPE CENTRO, todas às quartas feiras, 19h, após o dia de labuta de todos. “Chegávamos cansados, mas felizes por tocar e brincar”, comenta Joaquim Antonio sobre o início da CASACA que tinha pretensão apenas de cantar forró. Eis que um belo dia chega o dia da primeira “tocada”, onde o frio na barriga tomava conta do grupo que plugava os instrumentos dando conta do recado com a empolgação do público e “comentários incentivadores” dos amigos.

Quando a busca aumentou, Joaquim Antonio, violonista e cantor, buscou o auxílio do pesquisador Paulo Corrêa na construção do primeiro repertório de shows da CASACA DE COURO que, com todo seu conhecimento, deu uma das maiores contribuições do Grupo.

Com muitos shows agendados nas atividades do SESC, maior apoiador, o Grupo CASACA DE COURO iniciava o circuito de shows em Aracaju sempre com muito destaque, servidor de reforço positivo aos integrantes da CASACA que viam, no projeto, a certeza de permanência no circuito.

Em 2001, a CASACA DE COURO, já se consolidando no circuito aracajuano, recebe dois grandes reforços: o baixista Dedé Sacramento e a atriz e cantora Lizete Feitosa. A sonoridade mudou radialmente para melhor para atender os eventos de médio porte que buscavam, na CASACA, a pegada do forró com estilo e animação. A experiência do músico Dedé Sacramento e da atriz Lizete Feitosa, fizeram com que a CASACA iniciasse a organização de arranjos em seu repertório e na utilização de figurinos dando um tom de teatro e música juntos em um show.

VOA CASACA DE COURO

A partir de 2002, a CASACA DE COURO, já conhecida do público aracajuano, iniciava sua turnê pelos palcos do interior sergipano e Bahia. A procura pela CASACA DE COURO crescia a cada show onde os empresários, prefeitos e fãs pediam por shows em seus eventos e cidades, conduzindo a CASACA DE COURO às estradas sergipanas e baianas com a certeza de ter uma galera animada e forrozeira.

Devido à grande procura por shows e a necessidade de ampliação para melhorar ainda mais a sonoridade, a CASACA DE COURO iniciou a incorporação do violino, percussão, bateria e guitarra que deram uma qualidade maior ao Grupo, sem perder a essência do Forró pé de serra. A CASACA DE COURO já estava, em 2005, nos grandes eventos de forró do nordeste brasileiro ao lado de grandes nomes da música brasileira.

 

 

 

JÁ INTEGRARAM A CASACA DE COURO NOS 20 ANOS

  • Acordeom – Rubens Borges, Beto de Sabau, Coronha, Sr. Nelson, Ravengar e Lucas Campelo, Joaquim Antonio;
  • Zabumba – Gilmar, Lizete Feitosa, Pequeno, Betinho CaixaDágua, Rogério, Bicó e Edilson Pum;
  • Triângulo – Cícero, Severo, Beto Nunes, Adriano e Marcelo Cruz;
  • Violino – Jéssica Eleodoro e Eduardo Monte Santo;
  • Baixo – Dedé Sacramento, Alegria, Denisson Kléber, Rodrigo Peninha e Kelvin Farias;
  • Violão/Guitarra – Joaquim Antonio, Leomir, Luiz Fontineli, Yuri Garin, Humberto Barreto, Bluesvi Santos e Zaquieu;
  • Percussão – Michel, Betinho Caixa D’água, Léo Vieira e Ton Toy
  • Bateria – Adelmo Sacramento, Ricardo Rasta, Pipoca, Bicó, Arildo Neto, Rominho e Odílio Saminêz;
  • Voz Principal – Lizete Feitosa, Dana Estavo e Celda Fontes;
  • Banking – Michelle Pinheiro, Kelly Melo, Celda Fontes, Dana Estavo, Valquíria Queiróz, Maria Elieze (Zizi) e Ariane;
  • Produtora de palco: Marquinhos Bjota, André Santana, Zélia Trindade, Chenya Coutinho e Rodrigo Peninha;
  •  Dançarinos: Cia Dançarte, Cristiane Anjos, Anderson Luiz, Inha, Anderson Bomfim e Dayse do Rosário.

20 ANOS DE SUCESSO

Da formação original, apenas o acordeonista Joaquim Antonio e a cantora Lizete Feitosa, estão na formação atual, conduzindo e renovando a CASACA com os novos talentos que vão surgindo. Sob a Direção Musical do músico Kelvin Farias, a CASACA tem percorrido novas sonoridades que tem dado à banda a inserção em novos circuitos musicais brasileiros.

Uma estrada construída com muito suor, alegria e amor ao forró fez com que a CASACA DE COURO chegasse, agora, aos 20 anos com toda a força do forró brasileiro e dos seus integrantes que buscam modernizar cada vez mais a sonoridade, sem perder a identidade. Vários prêmios foram ganhos no decorrer dos anos, pelo reconhecimento do público e mídia que não param de enaltecer a CASACA pela grandiosidade da sua música, tornando-a um dos grandes nomes do forró brasileiro.

Em 2018, a CASACA chega ao seu 8º CD intitulado “Nosso Forró é um Show” com clássicos do forró brasileiro que compõe o repertório de shows da banda. O CD PROMOCIONAL “NOSSO FORRÓ É UM SHOW”, não estará à venda, mas disponível, gratuitamente, aos produtores de eventos e distribuídos nos shows da banda para os fãs que tanto curtem forró.

 

Peçam a CASACA DE COURO em sua cidade para dançar muito forró, porque: “O NOSSO FORRÓ É UM SHOW”

 

Ascom CASACA DE COURO

2018-03-01T10:51:17+00:0028 fev 2018|